quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tolerância x Amor

Vou contar um segredo para vocês. relacionamentos duradouros não são baseados em paixão, sexo, filhos, e até porque não, em amor. Pergunte as pessoas que você conhece que vivem relacionamentos de muitos anos e felizes, se o que citei acima manteve seus relacionamentos. Talvez sem refletir digam que foi porque ambos sentem um grande amor pelo outro. Até concordo que o amor é essencial, é a força motriz que nos empurra uns para os outros, mas não é o que mantém um relacionamento. O que mantém um relacionamento é a TOLERÂNCIA. 
Relacionamentos são exercícios diários de tolerância. Não há amor por mais imenso e maravilhoso que seja que sobreviva a falta de tolerância com o outro. Se você quer saber se seu relacionamento terá uma longa vida, pergunte-se o quanto conseguirá aturar os defeitos do outro. Sim, defeitos, porque todos nos somos cheios deles, em grande quantidade. 
Então, o que você precisa analisar é se depois de alguns anos os defeitos do outro não vão enlouquece-la. Quantas vezes sabemos de pessoas que se separam porque um não aguenta os defeitos do outro? Não é a falta de amor a razão maior das separações, é a falta de tolerância. Não há amor que sobreviva ao dia-a-dia sem tolerância. Tolerar ao jogo de futebol dos sabados, aos amigos, àquela cervejinha, a tampa do vaso levantada, ou que nunca é levantada, aos sapatos pela casa, ao ronco, a pasta de dente aberta, a escova de cabelos, com cabelos em cima da pia, e por aí vai. Pequenos defeitos que em dias de TPM nos enlouquecem. 
Quando perguntam na igreja se aceitamos o outro e blá-blá, blá-blá, deveriam também perguntar se aceitamos e iremos tolerar todos os seus defeitos sem reclamar. Mas é claro, nada disso é possível se não houver amor, muito amor !

Vilgarte Larsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário