quarta-feira, 20 de julho de 2011

Repolho com cravo e canela para acompanhar assados

Existem muitas receitas de repolho roxo. Essa é a minha. Todos que experimentam gostam muito e sempre a faço para acompanhar assados de porco, de pato, marreco e até mesmo com frango asssado fica bom.

Ingredientes

1 repolho roxo médio
1 xícara de chá de açúcar
canela em pau
cravo
óleo
1 pitada de sal

Modo de fazer

Pique o repolho em tiras bem fininhas. Coloque um fio de óleo na panela e em seguida coloque o repolho para refogar. Acrescente o açúcar, a canela em pau, o cravo e uma pitadinha de sal. O açúcar você pode colocar menos e ir acrescentando aos poucos, experimentando o paladar, pois algumas pessoas gostam com pouco açúcar. Vá refogando e mexendo sempre. Cuide para não grudar no fundo da panela. O repolho roxo é mais durinho do que o verde então ele demora um pouquinho mais para ficar macio. As vezes ele não libera muita água então  coloco meia xícara de água. Estará pronto quando estiver macio, com bastante brilho por causa do açúcar e fica com um caldinho grosso no fundo da panela.
Ele pode ser servido frio ou quente junto com um pure de batatas e a carne assada.
 Normalmente eu faço com pernil assado no vinho. Por isso não coloco o vinho no repolho como algumas pessoas fazem. Para quem gosta da mistura doce e salgado, é uma delícia e o cravo e a canela dão um gostinho especial ao prato. Houve quem comesse e achasse que também poderia ser servido como sobremessa.(risos) O repolho roxo traz muitos benefícios para a saúde, que vou colocar em outro post.


Bom apetite !

Vilgarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário