quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aprendendo a Aprender





Preciso esclarecer primeiro que não sou antiga apenas na idade, mas também sou uma senhora na Internet. Escrevo nela desde 1997, e isso é bastante tempo quando falamos de \internet. Mas escrevia antes dela, a rede, em uma máquina Lettera da Oliveti, alguém conhece? Fiz muito trabalho de faculdade, escrevi muita prosa e muita poesia. Se você escrevesse muito rápido ela (a máquina) sairia voando pela mesa. Se não publicassemos em livros ou jornais o que escrevessemos, ninguém leria. Mas chegou a Internet. Que maraaaviiilhaaa ! Finalmente podíamos escrever e um mundo de gente que nem conhecíamos leria as nossas "mal traçadas letras". Isso foi uma glória ! Freneticamente começamos a postar em todos os lugares possíveis, para que todo mundo pudesse ler. Nessa época, eu criei um website de poemas (havia muito poucos) e comecei a receber uma enxurrada de prosa e poesia de todos os tipos. Alguns bons, outros nem tanto, mas tinha certeza, todos originais. Muitos escreviam que jamais haviam mostrado seus poemas a alguém, e que o faziam pela primeira vez. Mesmo sabendo que a qualidade literária de alguns era duvidosa, não conseguia dizer isso aos autores, porque é preciso coragem para escrever algo que venha da sua alma e assinar seu nome embaixo. Escrever é tirar a cortina dos seus sentimentos mais secretos e deixar que o mundo os veja. Então, sempre elogiava e publicava naquela página, que não me dava nenhum retorno financeiro, mas me proporcionava um imenso retorno afetivo. Muitos daqueles que começaram tateando seus escritos, hoje possuem livros publicados, alguns mais de um e até hoje recebo uma cópia da publicação com dedicatória do autor. Isso me proprociona uma alegria imensa, saber que de uma maneira muito ínfima contribui para o desabrochar de um novo autor. Portanto, estou falando de AUTORES. Gente que escreve e que infelizmente hoje a grande maioria na Internet não tem o menor respeito. Publicam, postam, blogam ou sei lá como mais se pode dizer do que fazem hoje, textos de uma infinidade de autores, e fazem isso como se fossem seus, não colocando a autoria. E muitos, já nem conseguimos mais descobrir o autor, pois se perdem nessa infinidade de repasses sem respeito porque quem realmente abriu seu coração e escreveu. Uma pena ! Não entendem que escrever é um exercício constante, que só é aperfeiçoado com a repetição, como tudo o que quisermos aprender. Quem apenas "copia e cola" jamais chegará a receber o respeito verdadeiro pelo que escreve. Escreva, mesmo que não seja como vc gostaria que fosse, mesmo que as pessoas não gostem tanto, mas escreva. Só assim vc aprenderá. E não se importe com as críticas, são elas que nos fazem crescer. Ninguém aprende com acertos, mas sim com os erros. Eu espero errar muito ainda, muito mesmo, pois tenho muito que aprender. Principalmente não tenha pressa, a perfeição vem com o tempo, eu ainda espero a minha. E para finalizar, isso tudo me lembrou uma frase famosa, de um homem que tinha como maior qualidade ser honesto: " Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode enganar todas as pessoas algum tempo. Mas não pode enganar todas as pessoas todo o tempo."
(Abraham Lincoln-16° presidente dos Estados Unidos)



Vilgarte Larsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário