quarta-feira, 20 de julho de 2011

Salada com castanha de caju

Ingredientes

  • 500 g de presunto de peru defumado fatiado
  • 600 g de batatinhas cozidas e fatiadas em pedaços grossos
  • 80 g de castanha assada
  • 100 g de queijo gorgonzola ou coalho desmanchado
  • 300 g de rúcula ou espinafre picadas
  • 100 ml de azeite
  • 50 ml de suco de limão
  • Sal, pimenta-do-reino moída e cebolinha a gosto
Modo de preparo 
Leve as castanhas assadas ao processador de alimentos e pique-as grosseiramente. Miture o presunto, as batatas, a rúcula e o queijo, tempere com azeite, suco de limão e polvilhe com as castanhas e a cebolinha. Adicione o sal e a pimenta-do-reino a gosto

Compartilhando


"Não posso ser feliz quando mudo só para satisfazer o seu egoísmo. Nem posso me sentir contente quando você me critica por não ter seus pensamentos. Ou por ver como você vê. Você me chama de rebelde. No entanto, cada vez que rejeitei suas crenças você se rebelou contra as minhas. Não procuro moldar sua mente. Sei que você está se esforçando muito para ser só você. E não posso permitir que me diga o que ser, pois estou me concentrando em ser eu."(Leo Buscaglia)

Os benefícios do repolho roxo

1 Coração saudável
O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de  afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias.
2 Bom para os olhos
O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, aquela que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700.

Branco 6,3 microgramas
Roxo 2 microgramas

3 Longe das infecções
Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres.

Roxo 28 miligramas
Branco 16 miligramas
4 Afaste os tumores
O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer.

Branco 28 microgramas
Roxo 13 microgramas
5 Pele bonita
O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas.

Roxo 3,5 microgramas
Branco 1 micrograma

6 Mais vigor
 O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos.

Branco 123 miligramas
Roxo 103 miligramas

7 Esqueleto em dia
O roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.

Roxo 20 miligramas
Branco 11 miligramas
Os valores comparados 50 gramas referem-se a um pires de cada tipo.
por Regina Pereira
http://saude.abril.com.br/

Repolho com cravo e canela para acompanhar assados

Existem muitas receitas de repolho roxo. Essa é a minha. Todos que experimentam gostam muito e sempre a faço para acompanhar assados de porco, de pato, marreco e até mesmo com frango asssado fica bom.

Ingredientes

1 repolho roxo médio
1 xícara de chá de açúcar
canela em pau
cravo
óleo
1 pitada de sal

Modo de fazer

Pique o repolho em tiras bem fininhas. Coloque um fio de óleo na panela e em seguida coloque o repolho para refogar. Acrescente o açúcar, a canela em pau, o cravo e uma pitadinha de sal. O açúcar você pode colocar menos e ir acrescentando aos poucos, experimentando o paladar, pois algumas pessoas gostam com pouco açúcar. Vá refogando e mexendo sempre. Cuide para não grudar no fundo da panela. O repolho roxo é mais durinho do que o verde então ele demora um pouquinho mais para ficar macio. As vezes ele não libera muita água então  coloco meia xícara de água. Estará pronto quando estiver macio, com bastante brilho por causa do açúcar e fica com um caldinho grosso no fundo da panela.
Ele pode ser servido frio ou quente junto com um pure de batatas e a carne assada.
 Normalmente eu faço com pernil assado no vinho. Por isso não coloco o vinho no repolho como algumas pessoas fazem. Para quem gosta da mistura doce e salgado, é uma delícia e o cravo e a canela dão um gostinho especial ao prato. Houve quem comesse e achasse que também poderia ser servido como sobremessa.(risos) O repolho roxo traz muitos benefícios para a saúde, que vou colocar em outro post.


Bom apetite !

Vilgarte

Sexo é Saúde

Fazer amor é bom para a saúde. OPA!
È isso mesmo!
De acordo com pesquisas a atividade sexual regular diminui o mau colesterol e aumenta o bom. O sexo promove o trabalho cardiovascular aumentando assim a oxigenação no organismo melhorando o trabalho dos órgãos. Já experimentou fazer amor estando resfriada? Pode ter certeza que os sintomas da gripe ficarão mais amenos.
Além disso, sexo produz endorfinas que faz um bem danado para o nosso bom  humor, e produz um relaxamento enorme das tensões.
Para aqueles com dificuldades para dormir, o sexo faz maravilhas. Você dormirá como um anjinho! Troque a esteira pelo sexo!(risos)
Saúde corporal só é possível com saúde mental. Então, fazer amor é fundamental para ter uma vida saudável e plena!
Vilgarte
Referência: Alessandra Rampolla, La diosa erótica, cómo adueñarte de tu potencial sexual, Sudamericana, Buenos Aires, 2008,  p. 70, 72.

10 Dicas (diferentes) para uma vida saudável e melhor


1.       Prefira chocolate amargo
Ele é capaz de reduzir o risco de ataques  cardíacos e diminuir obstruções dos vasos sanguíneos. Doce engorda, mas também nos faz feliz, então um pouquinho de vez em quando não fará mal.
2.       Troque as massas pelos integrais
Farinha integral é rica em nutrientes e fibras que ajudam o bom funcionamento intestinal.
3.       Grelhados ao invés de frituras
Alimentos grelhados não precisam de muito óleo ou manteiga. Você aproveita os benefícios das carnes, como as proteínas e se livra das gorduras.
4.       Alimentos naturais aos industrializados
Coma o máximo possível de verduras e frutas pois vitaminas e sais minerais estão nestes alimentos, e elas são essenciais para um corpo e mente saudável.
5.       Derivados de soja ao invés de produtos animais
A soja é um alimento muito rico em lipídeos, proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais.
6.       Durma bem, o sono é fundamental para repor as energias.
Chás de melissa e camomila quentinhos ajudam na qualidade do sono. Uma outra dica é fazer uma atividade física não muito pesada, tomar um banho relaxante, um chazinho e cama. Experimente !
7.       Água e sucos naturais ao invés de refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Para que nossas células funcionem e absorvam os nutrientes necessários precisam de muita água, pelo menos 2 litros por dia. Refrigerantes e bebidas alcoólicas podem  ser ingeridas apenas em ocasiões especiais e em pequenas quantidades.
8.       Evite ingerir substâncias químicas e industrializadas o máximo possível. Medicamentos somente com orientação médica. Nada de tomar aquele remedinho para emagrecer que alguém indicou, ou a vitamina que fulano diz que faz bem. Para emagrecer é preciso controle alimentar e atividade física;  e as vitaminas, uma boa alimentação suprirá todas que você precisa.
9.       NUNCA experimente um cigarro ou qualquer tipo de droga que possam te oferecer só para ver como é. Não vale à pena, nunca.Todos os que fumam  e usam drogas não tiveram a intenção de ficarem viciados, mas ficaram. Então, nem experimente.!
10.   Ame , ame muito. Sua família, seus amigos, seu namorado ou marido, seu cachorro, seu gato, o periquito, o papagaio,  o que você quiser amar.  O amor é o maior estimulante que já inventaram. Então, ame muito, quanto mais melhor !
Vilgarte

Sobremesa de banana rapidona

Ingredientes 

Banana
Açúcar
Canela em pó

Acompanhamento
sorvete ou creme de leite

Modo de Preparo
Pique a banana em um prato
Salpique açúcar e canela
Coloque no microondas por 1 ou 2 minutos(potência máxima), depende do microondas, mas o ponto é o açúcar derreter um pouco.

Sirva ainda quente com sorvete ou creme de leite.

No lugar da banana vc pode usar maçã ou pera.
O açúcar melhor é o cristal, mas pode usar mascavo ou leite condensado (depende da sua dieta) rs
Se não quiser usar nenhum adoçante, faça apenas com a banana e a canela, já fica muito bom.

Uma outra opção é colocar os ingredientes em uma frigideira anti-aderente e o sabor também é ótimo !

Omelete rápida e saudável

Ingredientes
• 2 colheres (chá) de azeite
• 1/2 xícara (chá) de cebola picada
• 1/2 xícara (chá) de espinafre ou brocólis ou aspargos
• 1/2 tomate maduro picado sem sementes
• 4 ovos
• 1 colher (sopa) de água
• Sal a gosto
• 1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado ou queijo branco idem
alho, salsinha, cebolinha, coentro (opcionais)

Modo de preparo

Aqueça o azeite e refogue a cebolajunto com qualquer um dos temperos opcionais acima. Junte o espinafre picadinho e cozinhe até ficar macio. Misture o queijo picado, tempere a gosto e reserve. Em uma vasilha, junte os ovos ligeiramente batidos, a água e o sal. Bata até ficar homogêneo e despeje em uma frigideira anti-aderente untada. Deixe dourar de um lado e vire para dourar do outro. Espalhe o espinafre refogado e o tomate picado no centro da omelete. Retire da frigideira, dobre a omelete ao meio ou enrole-o e sirva em seguida.
Rápido, fácil e saudável para fazer no jantar! Experimente....

Compartilhando




"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios,
por isso cante,chore,dance,ria e viva intensamente, 
antes que a cortina se feche e a 
peça termine sem aplausos."
 (Charles Chaplin)

10 Dicas de Profissionais para cuidar dos seus cabelos

s
1. Escova nota 10

"Quem tem cabelo liso e quer obter um resultado bacana na escovação deve secar totalmente os fios antes de iniciar a modelagem. Se o seu cabelo é crespo, escove-o com os fios levemente úmidos. Nesse caso, é bom aplicar antes um leave-in que facilite o alisamento", ensina Debora Melro, do Studio W Iguatemi, em São Paulo.

2. Bem comportado

Os seus fios são ondulados e porosos? "Evite ficar passando a mão no cabelo toda hora. Isso dá um efeito arrepiado. Use produtos umidificadores, que assentam e protegem as mechas, evitando o frizz", recomenda Wanderley Nunes, do Studio W Iguatemi, em São Paulo.

3. Look de revista

Para obter uma escova com mais volume, lave o cabelo com xampu e condicionador indicados para o seu tipo. Enxágue muito bem para eliminar todos os resíduos. Aplique um leave-in com proteção térmica ou um finalizador de volume e faça a modelagem. Enrole cada mecha alisada com bobe. Espere o cabelo esfriar e solte. A dica é de Marcos Proença, do salão Marcos Proença, em São Paulo.

4. Corte perfeito

"Cortar o cabelo a cada dois meses, em média, evita que as pontas fiquem detonadas e o look indefinido. Coloque na agenda esse compromisso." Branca de Lorenzo, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro

5. Macio e sedoso

Passe longe do visual ressecado, opaco e quebradiço ao final da secagem. Faça assim: divida o cabelo úmido em mechas e seque uma por uma, mantendo de 10 a 15 centímetros entre o bocal do secador e os fios. Quem ensina é Julianne Farias, do salão Julita & Julianne, no Recife.
6. Limpeza total

Deixar resíduos de cosméticos nos fios prejudica o brilho e a maleabilidade. "Também pode causar caspa. Por isso, o ideal é escolher sempre um leave-in adequado à sua necessidade e fazer uso de xampus antirresíduos, periodicamente", recomenda Luciana Nilo, do Clip Imagem, em Belo Horizonte.

7. Só para você

"As mulheres adoram os produtos que as amigas usam", fala Debora Melro. "Antes de tomar tal atitude, procure descobrir se o cosmético também é indicado para o seu cabelo. Nem sempre o resultado será tão bom quanto o que você viu em outra pessoa", complementa.

8. Lavagem correta

Será que você faz tudo certinho na hora de lavar o cabelo? Veja a receita de Déia Dios, do salão Ddios, em São Paulo: "Aconselho diluir o xampu e o condicionador em água. O intuito é evitar o acúmulo de produtos em um só lugar. Além de fazer uma limpeza mais eficiente, essa também é uma medida econômica, que evita o desperdício".

9. Volume sob controle

Engana-se quem pensa que utilizar muito creme hidratante num cabelo volumoso ajuda a controlar a rebeldia dos fios. "O excesso desse produto pode causar caspa, além de deixar os fios opacos. O correto é lavar, passar o condicionador, enxaguar e depois usar um leave-in, produto formulado especialmente para dispensar o enxágue", conta Glecianno Luz, do Espaço Glecianno Luz, no Rio de Janeiro.

10. Balanço ideal

Abaixo os fios murchinhos! "Se o seu cabelo é liso, tire bem a umidade com o secador sem o bocal e inclinando a cabeça para baixo. Se você tem cabelo ondulado, aposente a toalha e use um tecido de algodão chamado estola, para enxugar os fios antes de partir para o secador", ensina Raphael.Trindade, do Red Door Salon & Spa, em São Paulo.

Referência: http://mdemulher.abril.com.br/

Sem tempo para cuidar dos cabelos?

Com a correria do dia a dia, muitas vezes fica difícil reservar um tempinho para cuidar da beleza, principalmente das madeixas. Não à toa, muitas mulheres acabam se entregando aos elásticos de cabelo para domar os fios sem grandes esforços.
A partir de agora, essa rotina pode mudar. Confira alguns truques rápidos para cuidar dos cabelos em casa e tenha fios lindos e arrumados, sem precisar gastar muito tempo.

1 .Limpeza

Lave o cabelo com xampu neutro uma vez por semana e deixe o condicionador agir por cinco minutos, separando em mechas e espalhando o produto de cima para baixo.

2. Hidratação

Misture metade de um abacate amassado com duas colheres de sopa de azeite extravirgem e uma de máscara capilar. Deixe agir por 10 minutos. "Os fios ficarão com um brilho sem igual", garante a cabeleireira Vanusia Krasnowolikis.

3. Fortalecimento

Faça uma pasta caseira com 1 xícara (café) de castanhas e 1 de leite de coco. Misture tudo, aplique no cabelo e deixe agir por 10 minutos. "Essa pasta vai reestruturar e fortalecer os fios", explica a cabeleireira Lúcia Dantas.

4. Lisos

Para se livrar dos arrepiados, após o secador, aplique um jato de ar frio por três minutos, direcionando o aparelho de cima para baixo. Prefira pentes e escovas com cerdas de madeira, que evitam o frizz.

5. Crespos

Use um creme sem enxágue e desembarace o cabelo ainda úmido. Para tirar o excesso de água, aperte de leve com uma toalha. A dica é da cabeleireira Giovane França.

6. Cacheados

Jogue os fios para a frente e desfie as mechas com os dedos, aplicando um creme para pentear. Incline a cabeça para trás e amasse com as mãos, começando pela raiz. Mas amasse mesmo: as mechas devem ficar alguns segundos presas entre os dedos, para marcar bem o cacheado e controlar melhor o volume. Se fizer assim, em menos de cinco minutos seus cachos estarão domados!

7. Tingidos

Lave o cabelo e passe um reconstrutor por 10 minutos. "Ele dá força aos fios com química", diz o cabeleireiro Jonatas Medeiros.

Espero que essa dicas possa ajudá-la!
Referência: http://mdemulher.abril.com.br/

Previsão do tempo

Não sei onde fica o lugar dessa foto, mas recebi por e-mail e não podia deixar de compartilhar.Que tal ter uma dessas em casa ? rs

Quer ter unhas perfeitas e saudáveis ?

Para manter as unhas sempre resistentes, brilhantes e saudáveis, a alimentação equilibrada é fundamental.
Ter unhas saudáveis é essencial para garantir a saúde e o bem-estar. Segundo reportagem publicada no site da revista VIVA MAIS!, unhas doentes podem  indicar problemas graves, como infecções por fungos e bactérias.
Uma das formas de mantê-las em forma é adotar uma alimentação rica em proteínas, com opções como carne, leite e queijo.
As vitaminas também são importantes, principalmente a vitamina  A e a vitamina E.
Alimentos ricos em vitamina A
melão, damasco, papaia, manga, cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba, fígado (maior fonte), manteiga, ovos e sardinha.
Alimentos ricos em vitamina E
girassol, nozes, amendoim, germe de trigo, peixes, nozes e castanhas
Não custa tentar ! Boa sorte !

Café da manhã de rainha, almoço de princesa e jantar de mendiga


Café da Manhã: mesa de rainha!
A primeira refeição do dia é muito importante para despertar bem nosso organismo, que precisa de energia e boa disposição. Um exemplo de um café da manhã bem saudável e equilibrado, para a beleza de suas unhas, é o que combina cereais integrais e proteínas, como queijo, leite, iogurte, mel e frutas, as doadoras de sais minerais.
Coalhada e iogurte são de mais fácil digestão que o leite e garantem o cálcio necessário para a saúde das unhas.
Almoço: máxima qualidade e mínima quantidade
As saladas de verduras e legumes devem ser consumidos preferencialmente in natura para o maior aproveitamento dos sais minerais e vitaminas também necessários para a saúde das unhas. Para enriquecer o sabor das saladas, tempere com suco de limão e vinagres de maçã ou arroz aromatizados com ervas, como orégano, tomilho, hortelã e manjericão. Acrescente óleos vegetais puros e insaturados, como óleo de milho, de girassol e azeite virgem.
Para o prato principal a combinação brasileiríssima de arroz e feijão, acrescidos de carne, frango, ou peixe, mais legumes e verduras, em ensopados ou guisados.
Lanchinhos de fibras para o meio da manhã e da tarde
Este momento do petisco é fundamental para manter o metabolismo do nosso organismo funcionando equilibrado. Opte por frutas naturais ou secas, pão integral com geléia ou queijo, suco de frutas ou chá de ervas frescas.
Jantar de mendiga !
Uma refeição leve. Dê preferência à sopa com legumes e carne e alguma porção de massa de fácil digestão. A variedade é de grande importância pela diversidade dos nutrientes peculiares de cada elemento.

E tome muita, mas muita água....

(http://www.dignow.org/)

Compartilhando


"As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas."
Trecho do poema Sonhos (Clarice Lispector)

Aprendendo a Aprender





Preciso esclarecer primeiro que não sou antiga apenas na idade, mas também sou uma senhora na Internet. Escrevo nela desde 1997, e isso é bastante tempo quando falamos de \internet. Mas escrevia antes dela, a rede, em uma máquina Lettera da Oliveti, alguém conhece? Fiz muito trabalho de faculdade, escrevi muita prosa e muita poesia. Se você escrevesse muito rápido ela (a máquina) sairia voando pela mesa. Se não publicassemos em livros ou jornais o que escrevessemos, ninguém leria. Mas chegou a Internet. Que maraaaviiilhaaa ! Finalmente podíamos escrever e um mundo de gente que nem conhecíamos leria as nossas "mal traçadas letras". Isso foi uma glória ! Freneticamente começamos a postar em todos os lugares possíveis, para que todo mundo pudesse ler. Nessa época, eu criei um website de poemas (havia muito poucos) e comecei a receber uma enxurrada de prosa e poesia de todos os tipos. Alguns bons, outros nem tanto, mas tinha certeza, todos originais. Muitos escreviam que jamais haviam mostrado seus poemas a alguém, e que o faziam pela primeira vez. Mesmo sabendo que a qualidade literária de alguns era duvidosa, não conseguia dizer isso aos autores, porque é preciso coragem para escrever algo que venha da sua alma e assinar seu nome embaixo. Escrever é tirar a cortina dos seus sentimentos mais secretos e deixar que o mundo os veja. Então, sempre elogiava e publicava naquela página, que não me dava nenhum retorno financeiro, mas me proporcionava um imenso retorno afetivo. Muitos daqueles que começaram tateando seus escritos, hoje possuem livros publicados, alguns mais de um e até hoje recebo uma cópia da publicação com dedicatória do autor. Isso me proprociona uma alegria imensa, saber que de uma maneira muito ínfima contribui para o desabrochar de um novo autor. Portanto, estou falando de AUTORES. Gente que escreve e que infelizmente hoje a grande maioria na Internet não tem o menor respeito. Publicam, postam, blogam ou sei lá como mais se pode dizer do que fazem hoje, textos de uma infinidade de autores, e fazem isso como se fossem seus, não colocando a autoria. E muitos, já nem conseguimos mais descobrir o autor, pois se perdem nessa infinidade de repasses sem respeito porque quem realmente abriu seu coração e escreveu. Uma pena ! Não entendem que escrever é um exercício constante, que só é aperfeiçoado com a repetição, como tudo o que quisermos aprender. Quem apenas "copia e cola" jamais chegará a receber o respeito verdadeiro pelo que escreve. Escreva, mesmo que não seja como vc gostaria que fosse, mesmo que as pessoas não gostem tanto, mas escreva. Só assim vc aprenderá. E não se importe com as críticas, são elas que nos fazem crescer. Ninguém aprende com acertos, mas sim com os erros. Eu espero errar muito ainda, muito mesmo, pois tenho muito que aprender. Principalmente não tenha pressa, a perfeição vem com o tempo, eu ainda espero a minha. E para finalizar, isso tudo me lembrou uma frase famosa, de um homem que tinha como maior qualidade ser honesto: " Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode enganar todas as pessoas algum tempo. Mas não pode enganar todas as pessoas todo o tempo."
(Abraham Lincoln-16° presidente dos Estados Unidos)



Vilgarte Larsen

Atinja seus objetivos

Assumir nossos problemas.  As escolhas que fazemos na vida são responsabilidade nossa. Ninguém é responsável por nossos fracassos e atribuí-los a outras pessoas em nada irá contribuir para a solução de nossos problemas. Só existe um que faz, quando existe um que deixa.
Começar devagar. Ninguém se modifica em função do outro, essas mudanças são temporárias. As modificações reais são lentas e exigem esforço.  Nada acontece de um dia para outro. E não tenha pressa, dê tempo a você  mesma e comece aos poucos, sem exigir demais.
Não ceder facilmente. Se nos curvamos as primeiras dificuldades, sem coerência e persistência, desistiremos logo.
Ser disciplinada. Disciplina é fundamental para alcançar qualquer objetivo. Pode parecer difícil no começo, mas aos pouco você irá perceber que a disciplina é fundamental para que alcancemos as metas que estabelecemos.
A disciplina traz a  organização e a segurança para  que atinjamos nossos objetivos.

Vilgarte Larsen

Tolerância x Amor

Vou contar um segredo para vocês. relacionamentos duradouros não são baseados em paixão, sexo, filhos, e até porque não, em amor. Pergunte as pessoas que você conhece que vivem relacionamentos de muitos anos e felizes, se o que citei acima manteve seus relacionamentos. Talvez sem refletir digam que foi porque ambos sentem um grande amor pelo outro. Até concordo que o amor é essencial, é a força motriz que nos empurra uns para os outros, mas não é o que mantém um relacionamento. O que mantém um relacionamento é a TOLERÂNCIA. 
Relacionamentos são exercícios diários de tolerância. Não há amor por mais imenso e maravilhoso que seja que sobreviva a falta de tolerância com o outro. Se você quer saber se seu relacionamento terá uma longa vida, pergunte-se o quanto conseguirá aturar os defeitos do outro. Sim, defeitos, porque todos nos somos cheios deles, em grande quantidade. 
Então, o que você precisa analisar é se depois de alguns anos os defeitos do outro não vão enlouquece-la. Quantas vezes sabemos de pessoas que se separam porque um não aguenta os defeitos do outro? Não é a falta de amor a razão maior das separações, é a falta de tolerância. Não há amor que sobreviva ao dia-a-dia sem tolerância. Tolerar ao jogo de futebol dos sabados, aos amigos, àquela cervejinha, a tampa do vaso levantada, ou que nunca é levantada, aos sapatos pela casa, ao ronco, a pasta de dente aberta, a escova de cabelos, com cabelos em cima da pia, e por aí vai. Pequenos defeitos que em dias de TPM nos enlouquecem. 
Quando perguntam na igreja se aceitamos o outro e blá-blá, blá-blá, deveriam também perguntar se aceitamos e iremos tolerar todos os seus defeitos sem reclamar. Mas é claro, nada disso é possível se não houver amor, muito amor !

Vilgarte Larsen

Compartilhando

"Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente feliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional." (Agatha Christie)

Torta Salgada de Atum


Essa receita é adapatação minha.

INGREDIENTES:

2 pacotes de pão de fôrma, sem casca
Recheio:

1 vidro de 500 g de maionese
2 caixas (200 g, cada) de creme de leite
2 latas de atum ralado sem o azeite
Os ingredientes abaixo você pode colocar quanto quiser.
1 lata de milho verde
1 vidro de palmito
1 lata de ervilhas
1 cenoura grande ralada
1 tomate picado sem pele e sem miolo
1 vidro de azeitona sem caroço
salsinha, cebolinha ou coentro, se quiser e gostar.
vinagre
1 pitada de sal
batata palha bem sequinha

MODO DE PREPARO:

Pique os ingredientes maiores em uma tijela, e vá acrescentando todos os outros.Reserve um pouco de maionese para a cobertura. O ponto ideal é quando temos uma mistura bem úmida. Cuidado para não salgar, já que a azeitona por exemplo contém sal. Se ficar muito salgado ou muito azedo, acrescente creme de leite que ele "quebra" o sabor, deixando mais suave ao paladar. Coloque no fundo de uma travessa as fatias de pão e vá  alternando com o recheio, até terminar. Cubra com filme plástico. Leve a geladeira por algumas horas. Faça esse prato um dia antes ou pela manhã  para ser servido a tarde. Quanto mais tempo ficar na geladeira, mais gostoso fica. Antes de servir cubra com maionese e enfeite a gosto, inclusive com batata palha bem sequinha. O atum pode ser substituido por sardinha, frango desfiado, temperado e frio ou presunto defumado picado. No caso de usar sardinha tenha bastante cuidado para não salgar demais.
Bom apetite !

Petit Gateau na Caneca

¾ lata de leite condensado
¾ caixa de creme de leite
3 ovos pequenos
½ lata de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) bem rasa de fermento em pó
margarina para untar
Ganache:
100 g de chocolate ao leite
70 ml de creme de leite
1 saco de confeitar descartável
Decoração:
4 bolas de sorvete
folhas de hortelã e calda de chocolate 

Modo de preparo:
Bata  todos os ingredientes em um liquidificador, coloque a mistura ate a metade da altura da caneca, já untada com margarina, e com o saco de confeitar coloque no meio da massa crua um pouco do ganache, leve ao microondas por 3 minutos, sirva com uma bola de sorvete de creme e folhas de hortelã.
Rendimento: 4 canecas

Pudim de Leite Condensado na Caneca


1 lata de leite condensado
1 e ½ lata de leite
3 ovos
gotas de baunilha para perfumar
Calda:
6 colheres (de sopa) de açúcar
6 colheres(de sopa) de água 

Modo de preparo:
Em um recipiente misture os ingredientes do pudim (pode ser manual ou no liquidificador) misture bem os ingredientes e reserve.
Para calda coloque o açúcar e água, leve ao microondas por 3 minutos em potência alta, coloque a calda na caneca e coloque a mistura na metade da caneca, faça isso em 4 canecas, leve uma de cada vez ao microondas por 3 minutos em potência alta.
Decore com um pouco de calda.
Rendimento: 4 canecas

Bolo Salgado na Caneca


1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) óleo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 fatia de queijo mussarela
1 fatia de peito de peru
½ tomate picado sem semente
orégano e queijo parmesão para decorar 

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes menos a decoração numa caneca de 300 ml, leve no microondas em potência alta por 3 minutos e decore com orégano, queijo parmesão e folhas de salsinha.
Rendimento: 1 caneca

Pão de Queijo na Caneca

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de oléo
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4  colheres (sopa) de polvilho azedo
1 colher (café) de fermento em pó
margarina para untar 

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, e unte a caneca com margarina, coloque esta mistura até a metade da altura da caneca e leve no microondas por 3 minutos em potência media retire e polvilhe o queijo parmesão para decorar.
Rendimento: 2 canecas

Bolo de Cenoura na Caneca

1 cenoura pequena
1 ovo
3 colheres de sopa de oleo de milho
1 pitada de sal
3 colheres de açucar.
4 colheres de sopa rasa de trigo..
cobertura
1 colher de nescau
1/2 colher de manteiga
1 colher de açucar
1 colher de leite 

modo de preparo
Raspe a cenoura e corte em pedaços pequenos, coloque no processador, junto com o oleo e o ovo.. bate até a cenoura ficar bem triturada..
Coloque na caneca, o trigo, o açucar e o fermento , junte a cenoura batida e misture bem.Deixe assar potencia máxima do microondas por 2 minutos.
Cobertura
Misture tudo numa xicara de chá e leve ao microondas por 40 seg. retire ..bata bem deixe esfriar e cobra o bolo..

Após os 40


Sempre que fico triste ou acho que  a idade está incomodando demais, leio Affonso Romano de Sant'Anna. Ele me  faz bem, levanta meu astral e me sinto maravilhosa, principalmente depois de ler esse texto. Grande autor nas várias formas de expressão que utiliza. E gosta de nós mulheres! Maravilha. Compartilho com vc um de seus textos. Espero que goste.

"Mulher madura
O rosto da mulher madura entrou na moldura de meus olhos.
De repente, a surpreendo num banco olhando de soslaio, aguardando sua vez no balcão. Outras vezes ela passa por mim na rua entre os camelôs. Vezes outras a entrevejo no espelho de uma joalheria. A mulher madura, com seu rosto denso esculpido como o de uma atriz grega, tem qualquer coisa de Melina Mercouri ou de Anouke Aimé.

Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência, quando se esbanjam pernas, braços e bocas ruidosamente. A adolescente não sabe ainda os limites de seu corpo e vai florescendo estabanada. É como um nadador principiante, faz muito barulho, joga muita água para os lados. Enfim, desborda.

A mulher madura nada no tempo e flui com a serenidade de um peixe. O silêncio em torno de seus gestos tem algo do repouso da garça sobre o lago. Seu olhar sobre os objetos não é de gula ou de concupiscência. Seus olhos não violam as coisas, mas as envolvem ternamente. Sabem a distância entre seu corpo e o mundo.

A mulher madura é assim: tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira. Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando nas manhãs.

A adolescente, com o brilho de seus cabelos, com essa irradiação que vem dos dentes e dos olhos, nos extasia. Mas a mulher madura tem um som de adágio em suas formas. E até no gozo ela soa com a profundidade de um violoncelo e a sutileza de um oboé sobre a campina do leito.

A boca da mulher madura tem uma indizível sabedoria. Ela chorou na madrugada e abriu-se em opaco espanto. Ela conheceu a traição e ela mesma saiu sozinha para se deixar invadir pela dimensão de outros corpos. Por isto as suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de setembro e abril.

O corpo da mulher madura é um corpo que já tem história. Inscrições se fizeram em sua superfície. Seu corpo não é como na adolescência uma pura e agreste possibilidade. Ela conhece seus mecanismos, apalpa suas mensagens, decodifica as ameaças numa intimidade respeitosa.

Sei que falo de uma certa mulher madura localizada numa classe social, e os mais politizados têm que ter condescendência e me entender. A maturidade também vem à mulher pobre, mas vem com tal violência que o verde se perverte e sobre os casebres e corpos tudo se reveste de uma marrom tristeza.

Na verdade, talvez a mulher madura não se saiba assim inteira ante seu olho interior. Talvez a sua aura se inscreva melhor no olho exterior, que a maturidade é também algo que o outro nos confere, complementarmente. Maturidade é essa coisa dupla: um jogo de espelhos revelador.

Cada idade tem seu esplendor. É um equívoco pensá-lo apenas como um relâmpago de juventude, um brilho de raquetes e pernas sobre as praias do tempo. Cada idade tem seu brilho e é preciso que cada um descubra o fulgor do próprio corpo.

A mulher madura está pronta para algo definitivo.

Merece, por exemplo, sentar-se naquela praça de Siena à tarde acompanhando com o complacente olhar o vôo das andorinhas e as crianças a brincar. A mulher madura tem esse ar de que, enfim, está pronta para ir à Grécia. Descolou-se da superfície das coisas. Merece profundidades. Por isto, pode-se dizer que a mulher madura não ostenta jóias. As jóias brotaram de seu tronco, incorporaram-se naturalmente ao seu rosto, como se fossem prendas do tempo.

A mulher madura é um ser luminoso é repousante às quatro horas da tarde, quando as sereias se banham e saem discretamente perfumadas com seus filhos pelos parques do dia. Pena que seu marido não note, perdido que está nos escritórios e mesquinhas ações nos múltiplos mercados dos gestos. Ele não sabe, mas deveria voltar para casa tão maduro quanto Yves Montand e Paul Newman, quando nos seus filmes.

Sobretudo, o primeiro namorado ou o primeiro marido não sabem o que perderam em não esperá-la madurar. Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar.
Affonso Romano de Sant'Anna"

Para saber mais sobre o autor:http://www.affonsoromano.com.br/
Imagem: Sitting Woman (Hippolyte Petitjean paintings)

Livro: Mulheres Inteligentes, Escolhas Insensatas


A publicação do livro é antiga, mas continua muito atual. Li-o pela primeira vez na faculdade(jáfaz tempo!), mas ainda acredito que toda mulher deveria lê-lo.
Sinopse:

A assim chamada liberação da mulher tem um "outro lado". Por trás da independência financeira, da realização profissional e da liberdade sexual muitas vezes se esconde a imaturidade emocional. Os doutores Connell Cowan e Melvyn Kinder aproveitam toda a experiência e o conhecimento que adquiriram ao longo de mais de dezesseis anos de prática clínica de psicologia para mostrar quais as principais dificuldades de relacionamento afetivo que as mulheres enfrentam hoje em dia, e de que modo superá-las. Acompanhando as histórias de dezenas de homens e mulheres com seus companheiros e as razões pelas quais escolhem os parceiros errados, carregando a relação com exigências e expectativas infundadas. Os conselhos e os questionários apresentados ajudam não só a escolher o homem certo para o tipo de relação desejado, como também a desfrutar do máximo de prazer, sem restrições ou culpas.
Mulheres inteligentes, escolhas insensatas figurou por muito tempo na lista dos mais vendidos dos Estados Unidos.

Bolo de Fubá com Goiabada na Caneca


1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
Cobertura
2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água
Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto. Leve por três minutos no microondas em potência máxima.
Cobertura
Pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto. Espalhe sobre o bolo.
Dica: Em vez de goiabada, cubra o doce com geléias de sabores diferentes.

Bolo de Leite de Coco na Caneca

1 ovo
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento químico 

Cobertura
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado
Despeje o ovo inteiro na caneca e bata. Em seguida, junte o óleo, o açúcar, o leite de coco e misture bem. Acrescente a farinha, o fermento e mexa até a massa ficar uniforme. Leve por três minutos ao microondas na potência máxima. Cubra o bolo e polvilhe coco ralado.
Dica: Depois de preparar a massa, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa. Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

Bolo de Laranja na Caneca




1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de laranja
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico 

Cobertura
2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja
Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo. Adicione o óleo, o açúcar e o suco de laranja e misture. Agregue a farinha, o fermento e misture até uniformizar. Leve por três minutos ao microondas em potência máxima.
Cobertura
Junte tudo e cubra o bolo.
Dica: Vale trocar o suco de laranja pelo de limão. Mas, para essa substituição, em vez de 4 colheres (sopa) do sumo da laranja, use 2 colheres (sopa) do limão, pois o sabor é mais acentuado.

Bolo de Chocolate na Caneca



Você prepara na própria caneca que irá consumir e em apenas 3 minutos no microondas.
Ingredientes:
- 1 ovo pequeno
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 colher (café) rasa de fermento em pó
Modo de Preparo:
- Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo.
- Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
- Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorpar.
- Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
Dicas
- A caneca deve ter capacidade de 300ml.
- A medida de colher é sempre rasa.
- Você pode servir este bolo com coberturas, caldas, castanhas e sorvete.
E pode comer quente.

Que valores cultivamos ao longo da vida?

Depois de muito tempo, voltei a usar a internet novamente. Me cadastrei no Facebook! Reencontrei muitas amigas, inclusive da época de faculdade. Alegria, alegria, reencontros são sempre bons. Mas também nos fazem refletir sobre o tempo que passou, em como estamos, como estão as pessoas com quem já convivemos, e essa é a nossa maior curiosidade. Saber se nossas amigas estão mais "inteiras" do que nós, se o tempo foi mais benéfico a elas. Invariavelmente eu descubro que sim...rs. Isso na verdade não me incomoda nem um pouco, de verdade, fico feliz ao ve-las lindas maravilhosas e felizes! Mas a realidade não é bem essa.

Uma dessas amigas, não falava com ela a uns 20 anos. Ela já tem perto de 60, apesar de negar(rs), e eu estou com mais de 50. Duas senhoras e avós. Reencontrá-la não me deixou feliz. Não pela sua aparêcia, nisso ela está ótima, até fez umas três cirurgias plásticas, o que a faz bem mais jovem. O que me deixou muito, muito triste mesmo, foi descobrir, por palavras dela mesma, que ela simplesmente parou no tempo emocionalmente. Só para explicar. Ela sempre foi uma mulher lindissima, onde dinheiro, fama e aparência eram tudo que importava. Mãe de três filhas igualmente lindas, mas lindas mesmo, daquelas que vc olha, e olha e não entende como podem ser tão bonitas. Bem, com quatro filhas assim, dinheiro, posição social, só faltava o sucesso ! Tentou com a primeira, tentou com a segunda, não funcionou. A cabecinha delas era diferente apesar de ou dela, a mãe.

Com a terceira deu certo! Maravilha! Finalmente tudo aquilo que ela havia sonhado primeiro para si e depois para as filhas, ela conseguiu! Viveu anos em função disso. Filha modelo, finalmente, começando a carreira, mas já se destacando por sua beleza, enfim, fama, sucesso. Assim à mostra, conheceu seu principe encantado, empresário poderoso com quem casou. Sonho e casamento de cinderela, a mãe ao lado da filha saindo nas revistas famosas do país. História linda não é mesmo ? Mas não é da filha que quero contar, ela pouco conheço, mas da mãe a quem conheci muito bem. A minha amiga que agora não tem mais objetivo na vida. Senhora sessentona, casamento em ruínas, que na verdade durou dois anos, mas perdura até hoje, mais de vinte anos. Me escreveu, telefonou querendo conselhos porque está apaixonada por um amigo do marido, que nem sabe que a paixão e ela existem, desesperada, pois passa as noites sozinha em seu quarto chorando. As filhas todas distantes, vivendo sua própria vida, pois é assim que deve ser, e ela pedindo conselhos sobre como fazer para conquistar essa válvula de escape(na verdade um senhor de mais de setenta anos, mas "podre de rico", segundo ela) que acha vai faze-la feliz. Isso considerando que o tal nem percebe que ela existe!

Mas, toda essa história, é só para refeltirmos sobre os valores que cultivamos durante nossa vida. Porque o tempo é implacável, não perdoa e quando nos damos contas já foi, já passou. Não sei o que dizer a ela. O último e-mail que me escreveu continua em minha caixa postal aguardando uma resposta. Sinceramente, não sei o que dizer, estou remoendo há dias tudo isso. Não quero magoá-la. Dizer a ela que deveria ter usado o que aprendeu na faculdade, deveria ter tentado ser independente, deveria ter se separado desse homem que não ama há muito tempo, mas com quem ficou, pois financeiramente valia à pena. Que deveria ter aprendido a pintar, bordar, escrever poemas, feito mais amigas, se dedicado a caridade, adotado um cachorro, lido mais, sei lá. Deveria, deveria, deveria. Deveria ter feito qualquer coisa que hoje preenchesse seu tempo, lhe desse um motivo para seguir em frente. Mas deveria é passado, e esse não volta.

Não tem dinheiro, não tem posição social, não tem plástica que dê jeito (não tenho nada contra plásticas!). Quando envelhecemos são os valores que cultivamos durante a vida que importam, eles é que serão nossos companheiros fiéis na velhice. Não conte com ninguém a não ser com vc mesma. Os outros nos farão companhia se tivermos o que oferecer como pessoas. Pode ter certeza! E quanto a minha amiga, continuo pensando o que dizer a ela que realmente a ajude, sem magoá-la. Duvido que eu consiga !


Vilgarte

Tenha um lindo bronzeado !

Quer ter um bronzeado bonito, dourado ? Coma muita cenoura, rúcula, abobora, couve-manteiga, acerola, brocolis,melão, alface lisa, moranga, manga, laranja. E pode cozinhá-los sem problemas, pois o betacaroteno é melhor liberado e aumenta em muito as chances da substância ser absorvida por nosso organismo. Palavra da nutricionista Késia Quintaes, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.O melhor é sempre deixá-los al dente. Mais uma dica: Juntar esses vegetais com um pouco de gordura é outro caminho para mais bem aproveitá-lo.Outra sugestão é optar por orgânicos: eles concentram mais betacaroteno. Espero que vc tenha um bronzeado maravilhoso nesse verão.
Vilgarte